Besouro: Nasce um cartaz
Publicado por Paulo Mussoi - 3|07|2009“Besouro: Nasce um heroi”. Esse será o slogan que vai acompanhar toda a comunicação do lançamento do filme, inclusive o cartaz oficial, que já está pronto. E é esse que você vê em primeira mão aí embaixo:
O cartaz foi elaborado pelo designer paulista Pedro Inoue. E olha que legal: a foto que o ilustra, mostrando o Besouro em um de seus vôos pelo Chapada Diamantina, foi feita por este blog, para uma das reportagens que você viu aqui durante as fimagens. O título usa uma tipologia própria, adaptada especialmente para o fime pelo próprio Pedro, que traz a experiência de seis anos trabalhando para a Barnbrook Design, em Londres, onde morou até o começo deste ano.
O processo de preparação do cartaz passou por uma série de etapas, que procuraram responder à seguinte questão: qual a característica do herói que a divulgação do filme deveria valorizar mais? A capoeira ou seus poderes mágicos de voar?
As duas premissas foram estudadas, e geraram algumas outras opções de temas, que mais tarde foram descartados em favor da versão que mostra o herói voando - certamente a mais impactante.
Veja abaixo dois exemplos de alternativas que foram consideradas para o cartaz:



Gostei muito deste cartaz, é lindo….azul e besouro “avoando”……..lindo mesmo…..parabéns mais uma vez, não me canso de dizer parabéns neste blog, tá até ficando chato, preciso arrumar outra palavra…..congratulações!!!kkk,abraço!!
Muito bom, mas pessoalmente tivesse gostado da opçao de valorizar mais a capoeira no cartaz, mas certamente a mais impactante foi a escolhida, criei uma comunidade no facebook (Besouro the movie)para promover o filme! boto muita fé nesse projeto que vai ser sucesso, abraços e axé para vocês.
Acabei de ver o trailer no youtube e estou realmente feliz com o resultado. Sem duvidas um acerto duplo, resgata a beleza da nossa e identidade cultural, e de quebra ainda mostra que temos heróis SIM!!!
Aguardo ansiosamente pelo lançamento.
Um abraço e muito sucesso a todos
Ontem a noite vendo novamente o trailer do filme, escrevei uma música, acabei gravando de improviso (não sou cantor) mas componho, se tiver interesse poderia enviar via email.
Torço pelo projeto desde que o conheci. Espero que seja realmente um grande sucesso e exatamente por isso discordo da opção de ressaltar no cartaz as característica sobrenaturais do personagem em detrimento dos aspectos culturais que são o diferencial da proposta.
Em uma época em que “mutantes” desfilam com poderes sobrenaturais, efeitos mal acabados e roteiros “sem pé nem kbeça” em novelas televisivas, enquanto a pirataria está cada vez mais disseminada pelas esquinas, acho que ressaltar os poderes do personagem pode revelar-se um verdadeiro “tiro no pé”, virando motivo de chacota e descredito diante de um público que já não é acostumado a ir ao cinema para prestigiar o cinema nacional.
Estou louco pra ver o filme!
E estou muito feliz de ver um filme assim ser feito no Brasil.
Já estava quase perdendo a esperança de ver algo do gênero por aqui.
Existe a possibilidade de uma quadrinização do filme, tipo uma “Graphic Novel”?
Se existir eu vou querer comprar com certesa.
E espero que o dvd venha com bastante “extras” e quem sabe uma edição especial com um poster do filme junto.
Seria perfeito.
Um abraço!
Como consigo um cartaz do filme? E uma camiseta de divulgação? Abração
olá, gostaria de fazer uma matéria sobre o filme Besouro no portal http://www.olhuzfilmes.com.br
seria possível?
att,
Chico Galvão
Achei que o cartaz proporciona um esperado efeito “WOW” (UAU) e é clean e de fácil legibilidade.
Mas BESOURO vai muito além disso. O filme tem uma imagética muito forte e que o caracteriza. São elementos como a capoeira, os orixás (ele só voa por causa deles), o clima por vezes árido, terroso e o ambiente hostil.
BESOURO é real, mas é mágico também. Isso não é transmitido no cartaz.
Então, ao meu ver, ele está pobre em conceito.
É possível ousar muito mais com os elementos visuais tão fortes no roteiro.
Com certeza um grande desafio fazer esse vídeo e seu cartaz. Quando se fala de Besouro esperasse MUITO. Acho que a idéia por traz do cartaz de uma certa ousadia (não colocando uma imagem esperada como por exemplo: uma roda de capoeira, uns berimbaus, em fim elementos que remetem direto a capoeira) que está deixando o publico um tanto divido.
Minha opinião é positiva quanto à proposta do cartaz. Achei interessante, em fim, GOSTEI!
Tenho a ligeira impressão de que a palavra HERÓI nao perdeu o acento agudo após o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Me pareceu que deveriam ter usdo a palavra SURGE ao invés de NASCE na frase slogan do filme.
O salto do Besouro lembra muito os dos jovem Clark Kent em Superman Returns e em Smallville, mas não parece um voo propriamente falando.
Sou afrodescendente, tenho sangue baiano, mas tenho pele clara e traços caucasianos, os quais herdei do meu pai, e receio que o filme perca parte público por incorporar e explicitar mitos e lendas da cultura africana, mais especificamente os orixás materializados, e ainda a sensualidade de alguns personagens e a violência dos brancos contra os africanos e seus descendentes.
Espero e torço MUITO para que o filme obtenha sucesso e que ele prevaleça como prova do esforço e mérito de todos os envolvidos. Mas preparem-se para críticas de todo tipo, sobretudo as mais absurdas como as de que o filme “possa incitar o racismo e a intolerância entre as etnias brasileiras”.
Acabei de ver o trailer e estou realmente feliz com o resultado. Sem duvidas um acerto duplo, resgata a beleza da nossa e identidade cultural, e ainda mostra que temos heróis Aguardo ansiosamente pelo lançamento.
Meudeusdocéujesuscristinho!!!!
O que tão fazendo com o nosso cinema??!!! Colocar um dos ícones da nossa cultura, a capoeira, em prol de um cinema puramente comercial, que só sabe valorizar os efeitos especiais, regados aos chamativos efeitos sonoros e vôos irreais, pra mim é matar aos poucos a nossa capacidade de traduzir e representar com uma identidade própria a nossa própria cultura. É nisso que dá cineastas metidos a ser intelectulóides em querer fazer algo que não entendem. Definitivamente estão matando, não somente a nossa cultura como o nosso cinema. Socoooooooooorrrro!
Estou ancioso para o lançamento deste filme, ainda mais, que foi feito na Chapada Diamantina e também quando meu professor de capoeira daki de Lençóis do GRUPO DE CORDA BAMBA fazendo o papel de besouro fica melhor ainda !!!!!!!!!!!
SALVE CAPOEIRA !!!!!!
PARABENS MEU PROFº VOCÊ MERECE.
PARABÉNS PROFº COQUINHO VC MERECE !!!
ailton carmo meu professor de capoeira. cara este filme esta demais melhor ainda porque foi um grande capoeirista que fez o papel principal. quando eu vi o primeiro trailler do fime fiquei adimirado mas é isso não é ailton é bommmmmmmm!!!!!!!!!
É muito bacana ver mais um publicitário ajudando a transformar a estética do cinema brasileiro. Depois dos competentíssimos Salles e Meirelles, a gente precisa dar as boas vindas e desejar todo o sucesso do mundo (e no mundo) ao premiadíssimo (na publicidade) João Daniel. Pelo trailer, a impressão que se tem é que o “Jodaf”, com a mais autêntica antropofagia oswaldiana, consegue reunir Zumbi + O Tigre e o Dragão, com ótimas pitadas de Glauber. Vamos esperar pra ver o roteiro, mas, torço para que seja um novo Cidade de Deus em termos de impacto e popularidade. Quanto à reclamação de terem colocado “um dos ícones da nossa cultura, a capoeira, em prol de um cinema puramente comercial, que só sabe valorizar os efeitos especiais”, é preciso lembrar que a nossa cultura, através da velha e boa literatura, sempre esteve recheada de realismo mágico e que os efeitos especiais do cinema são frutos do nosso próprio imaginário – (a propósito, Globo/Globo Filmes, Daniel Filho, Caique, quando teremos uma versão de Saramandaia pro cinema?)
Wesley Lopes Honório, Piracicaba.
Assisti ao trailer sobre o filme e acho que vocês poderiam mudar o nome do filme e os cartazes: pode ser Matrix- Besouro no Recôncavo Baiano ou o O Besouro e o Dragão.
Com um belo tema desses (confesso que no começo do trailer fiquei empolgadíssimo, mas só nos 10 primeiros segundos) vocês conseguem fazer um filme pra deixar a gente morrendo de vergonha. Tamanha história retratada como se fosse um filme do Van Damme.
Desperdício de grana e um desserviço ao cinema brasileiro. E com a Rouanet, quanto porcaria ainda vamos ter?
Minha nossa! que maravilha! estou realmente impressionado com as poucas cenas que assisti do trayller.
Todos estam de parabéns; todo o elenco deste, que tem tudo pra ser um dos melhores filmes, senão o melhor.
abraços!
Estou empolgado com a estréia do filme e vejo que ele terá grande sucesso frente ao público. Acho absurdas as críticas acima depreciando o filme por causa dos efeitos especiais e cenas de açao. Vejam, a historia do Besouro é repleta de mitos e lendas, isto faz parte do folclore criado sobre sua figura. Portanto uma adaptaçao de sua história teria que passar pelo universo da fantasia.
Entao, como fazer um filme de fantasia sem usar efeitos especiais e cenas de açao?
Dá para conceber um filme sobre, por exemplo, o saci-perere sem efeitos especiais? Se pensarmos como os senhores acima, nunca o Brasil poderá adaptar as histórias do Monteiro Lobato para o cinema.
E mais, é algum pecado fazer um filme nacional com efeitos especiais?
Uma técnica como esta pode denegrir nossa cinematografia?
Do meu ponto de vista, o que pode denegrir nosso cinema sao histórias mal contadas, mal filmadas. Agora, se a história for importante, se for relevante, nao importa se tem efeitos ou nao, será sempre bem vinda.
Obs.: Sinceramente achei o cartaz um pouco ‘’seco” ou memo ”cru”. Acho que a tipologia poderia adquirir algo mais tridimencional, uma cara de logomarca mesmo. Vejo que a figura do capoeirista poderia possuir uma fotografia que desse mais fluidez ao personagem. Faltou um acabamento melhor.
Nao vejo que isto compromente o filme, mas me parece um cartaz que pode parecer tímido diante dos cartazes vibrantes dos filmes de açao e aventura produzidos por hollywood.
acho que sera um grande filme mistura cultura açao aventura sera o melhor filme para mim estou ancioso para assisti.
eu sou capoeirista eu atorei o traile do filme como faso para abaixar.